Enquadramento

Este projeto mobilizador tem como objetivo a investigação, desenvolvimento, validação e demonstração integrada de um conjunto de produtos, capazes de fazer parte e dar serviços no âmbito das futuras redes 5G, coligindo e harmonizando esforços de diferentes agentes nacionais operando na área das telecomunicações, com vista à criação de soluções inovadoras para o mercado global, explorando modelos B2B e B2C.

 

Esses produtos cobrem a totalidade dos domínios funcionais das redes 5G, refletindo na sua organização essa estrutura de domínios: acesso, núcleo e sectores verticais (diferenciados por comunicação máquina a máquina e comunicação humana).

 

O projeto tem a duração de 36 meses, executando-se de Janeiro de 2018 a Dezembro de 2020, estando assim alinhado com o calendário do 5G.

 

Nos 36 meses do projeto, produtos para a rede de acesso (CRAN, CPE, probing), assim como produtos de gestão e controlo da rede (Policy, MANO, AAA/DNS, monitoria) e de segurança (IDPS), serão especificados e concebidos.

 

Conjuntamente, irão dar suporte a serviços e produtos para as áreas do IoT (monitorização/controlo de redes de distribuição de energia, ferrovias e sinais vitais) e multimédia de banda larga (distribuição/streaming de vídeo).

 

Finalmente, ainda no âmbito do projeto, todos os produtos de todos os domínios, serão integrados, validados, testados e demonstrados, num ecossistema promotor de novos serviços 5G, que irá beneficiar de um ambiente de teste realista (um campus universitário estendido).

Objetivos

O mobilizador 5G ambiciona ser um instrumento para o desenvolvimento e inovação de tecnologia. Apresentando como Objetivo Tecnológico do projeto 5G: a conceção e validação integrada de um conjunto de produtos, capazes de fazer parte e fornecer serviços no âmbito do ecossistema das futuras redes 5G, coligindo e harmonizando esforços de diferentes empresas tecnológicas na área das telecomunicações, tanto para modelos B2B como B2C.

 

O projeto decompõe-se nos seguintes objetivos mais específicos:

 

1. Criação de tecnologia inovadora para o ecossistema 5G: desenvolvimento de produtos e serviços competitivos, alinhados com os três principais eixos de use-cases 5G (enhanced mobile broadband, massive internet of things, mission-critical services)

 

2. Criação de tecnologia sinergética: interoperabilidade dos produtos desenvolvidos no projeto, desenvolvendo alinhamentos estratégicos nacionais, capazes de desenvolver um cluster de tecnologias nacionais em que o conjunto é mais competitivo que a soma das partes

 

3. Concepção de tecnologias e soluções low cost: exploração de soluções opensource para o desenvolvimento de produtos, soluções e serviços com níveis de qualidade carrier grade

Info Útil