O projeto conta a participação de dez entidades empresariais do sector das telecomunicações que trazem competências particulares e complementares, necessárias ao desenvolvimento das atividades e tarefas indispensáveis para a obtenção das soluções pretendidas, as quais versam a totalidade dos domínios funcionais das redes 5G: acesso, núcleo e setores verticais.

O projeto conta ainda com a colaboração de quatro entidades do sistema científico e tecnológico nacional (SCTN), com larga experiência no setor das TICE e em projetos de investigação aplicada, aportando desta forma o conhecimento e experiência técnico-científica que asseguram integralmente a fase de investigação básica.

Adicionalmente, e reforçando a cadeia de valor, outras entidades nacionais externas ao projeto (Advisory Board), manifestaram o seu interesse em acompanhar a sua execução, permitindo estender o impacto dos resultados do projeto para além do consórcio.

Todos os promotores são agentes ativos na investigação de temas relacionados com o 5G, através de outros instrumentos como a participação em projetos H2020, financiados pela CE, e a participação em órgãos de normalização (como o 3GPP e o ETSI). Dessa forma, os promotores obtêm uma clara perceção do posicionamento do seu trabalho no contexto internacional.

ALTICE LABS

ALTICE LABS, SA

A Altice Labs é responsável pelo I&D&I do Grupo Altice,
com operações na Europa, nos EUA, no Caribe francês
e no Oceano Índico. Está sedeada em Aveiro (Portugal),
focando-se em garantir que o grupo Altice adquire e transforma o conhecimento em inovação tecnológica, promovendo a criação de diferenciação nos mercados
e valor para todas as partes interessadas.

As atividades de inovação planeadas e exploratórias
da Altice Labs são definidas em torno de temas
estratégicos, nomeadamente: Tecnologias Cloud (computação e redes), Smart Living, Internet of Things,
Big Data, Inteligência Artificial, Segurança e Privacidade, Serviços e Plataformas Digitais, 5G e Futuras Redes,
e evolução das comunicações ópticas.

 

ALTRAN

ALTRAN

Estando presente no mercado nacional há 20 anos, a Altran Portugal posiciona-se como um dos principais players na Consultoria da Inovação e Tecnologia em Portugal. Nesse sentido, conta já com cerca de 1700 funcionários sendo que 90% são da área das engenharias e os outros 10% com formação em gestão. A capacitação constante dos seus recursos humanos, traduz-se no crescimento anual da empresa e na criação de novas oportunidades de negócio, sempre suportadas pelas mais avançadas tecnologias, fruto do alto nível de atividades de I&DI que fazem parte do ADN da Altran.

 

EFACEC ENG.

Efacec Engenharia e Sistemas, SA

A EFACEC Engenharia e Sistemas foca a sua atividade em três áreas de negócio: Transportes, Ambiente e Engenharia (Contracting). A unidade de Transportes, desenvolve a sua atividade há mais de 25 anos para diferentes segmentos de mercado do sector dos transportes (Metros Ligeiros, Ferrovias, Metros Pesados e Rodovias), com particular enfoque nos 2 primeiros. Para estes segmentos de mercado, desenvolve, projeta e fornece chave na mão sistemas que vão desde as infraestruturas de energia e de telecomunicações, sistemas de supervisão, controlo e gestão de operações, segurança, sinalização ferroviária, vídeo e informação ao público. Além disso, e aproveitando as suas competências chave, atua também em outros segmentos de mercado como as utilities e os operadores de telecomunicações. A unidade de Transportes é um fornecedor reconhecido de equipamentos e sistemas para grandes players mundiais da área ferroviária, e para mercados evoluídos e exigentes como sejam o Reino Unido, Noruega, Dinamarca, Suécia ou a Irlanda.

 

EFACEC ENERGIA

EFACEC Energia – Máquinas e Equipamentos Eléctricos, SA

A EFACEC Energia – Máquinas e Equipamentos Eléctricos, SA foca a sua atividade em 4 áreas de negócio: Transformadores, Aparelhagem de Alta e Média Tensão, Servicing de Energia e Automação de Sistemas de Energia.
A unidade de Automação de Sistemas de Energia desenvolve e fornece produtos e soluções para redes elétricas nomeadamente, soluções para redes inteligentes, sistemas de gestão de redes (SCADA, DMS, EMS, GMS), contagem inteligente e soluções de telecontrolo e gestão de operações para:
– sistemas ferroviários
– sistemas de gestão de redes elétricas
– supervisão e gestão de infraestruturas (Cidades, Indústria e Utilities), sistemas de gestão de iluminação pública, soluções de telecontrolo e gestão de operações, relés de proteção, etc.
A Efacec Automação opera globalmente, com atividades à escala mundial, aproveitando a produção, engenharia, suporte técnico e ativos comerciais locais, de acordo com o requisitos de cada mercado específico, e sua atividade centra-se principalmente na Europa e Brasil, para além de outros mercados alvo que incluem o Magrebe, África Austral, Médio Oriente, Índia e América Latina.

 

IT CENTER

ITCenter (SHAR SA)

A ITCenter é uma empresa de software e de serviços profissionais que cria e entrega soluções de comunicação e de segurança focadas na indústria dos operadores de telecomunicações. A nossa missão é desenvolver soluções tecnológicas inovadoras criando valor para o negócio do nosso cliente de forma a se tornar uma referência nas tecnologias de Comunicações Unificadas. A nossa visão é crescer de forma sustentada valorizando os nossos recursos humanos. Criar e manter clientes satisfeitos de forma a tornara os nossos produtos e serviços numa referência nacional e internacional.

Atualmente a ITCenter tem escritórios em Santa Maria da Feira, Aveiro, Lisboa e Funchal. Tem também representação nos Estados Unidos da América (Nova Iorque) e França.

 

NOKIA

Nokia Solutions and Networks Portugal, S.A.

Com cerca de 2000 colaboradores em Portugal, a Nokia é líder de mercado em equipamentos, soluções e serviços para redes de banda larga móvel.

Lisboa acolhe um dos Centros Internacionais de Engenharia da Nokia. Uma unidade de excelência na área dos serviços que disponibiliza ferramentas, processos e recursos altamente qualificados para gerir remotamente redes de banda larga de alguns dos operadores líderes mundiais.

O Centro Tecnológico localizado em Lisboa e em Aveiro reúne um elevado número de profissionais dedicados a atividades de investigação e desenvolvimento.

 

ONE SOURCE

One Source

A OneSource é uma empresa na área das TIC, especializada em comunicações de dados, segurança, redes informáticas e administração de plataformas informáticas. Empreende atividades de consultoria, auditoria, conceção e desenvolvimento e administração a longo prazo de soluções de TI para redes corporativas, instituições do setor público, “utilities” e operadores de telecomunicações.

 

PDMFC

PDMFC

A PDMFC, presente no mundo dos Sistemas de Informação deste 1991, dedica-se à atividade da Consultoria Informática, através da implementação de projetos e da gestão de infraestruturas públicas e privadas. O seu principal objetivo tem sido inovar: oferece e implementa soluções state-of-art e apoia os seus clientes através do desenvolvimento de projetos de qualidade. Confia numa base altamente qualificada, com criadores de software de segurança e profissionais de TI com uma sólida experiência.

Destaca-se pela  participação em projetos nacionais e europeus e está constantemente à procura de novas oportunidades e mercados.

 

UBIWHERE

UBIWHERE

Fundada em 2007, a Ubiwhere é focada na Investigação e Inovação em soluções baseadas em software nas áreas de Smart Cities, Telecomunicações e Internet do Futuro. Com foco no cliente e na inovação, as áreas de atuação da empresa focam-se em interoperabilidade, Open Data e serviços inteligentes cloud-based, além de QoS (Quality of Service), Redes de Convergentes e Serviços de Internet do Futuro (e.g. 5G – SDN e NFV). Com cerca de 50 colaboradores e 4 escritórios a nível nacional, a Ubiwhere coopera com empresas de tecnologia líderes e detém certificações como o ISO9001 e o CMMI Nível 3.

 

WAVECOM

WAVECOM

A Wavecom S.A. é uma empresa de Engenharia de Comunicações fundada no ano 2000. É especializada em tecnologias de comunicação, caracterizada pelo sólido know-how e experiência em sistemas e aplicações wireless e IP “chave-na- mão”, integradas e ajustadas às necessidades de cada cliente. Para além das soluções típicas de Wi-Fi ou comunicações sem fios, a Wavecom disponibiliza também soluções de rádio trunking, autenticação e gestão de utilizadores na rede, soluções para cidades inteligentes, comunicações unificadas, localização rádio, vídeo vigilância e integração IT.

 

FCTUC

FCTUC

A Universidade de Coimbra (UC) foi fundada no ano de 1290, sendo a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. O Departamento de Engenharia Informática (DEI) é um dos 14 departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. O seu centro de investigação, Centro de Informática e Sistemas da UC (CISUC), tem como objetivos principais desenvolver I&D, treinar investigadores altamente qualificados e participar em projetos de investigação nacionais e internacionais, tendo registado nos últimos anos uma crescente atividade de investigação em áreas emergentes e multidisciplinares.

 

INESCTEC

INESCTEC

O INESC TEC é um Laboratório Associado e uma instituição privada sem fins lucrativos, que tem como associados a Universidade do Porto, o INESC e o Instituto Politécnico do Porto, classificado como “Excelente” pela FCT. Com cerca de 1000 investigadores (350 doutorados), que trabalham na interface entre a academia e as empresas, a atividade do INESC TEC é desenvolvida segundo o paradigma do conhecimento à produção de valor: resultados gerados pela investigação básica são usualmente injetados em projetos de transferência de tecnologia, trazendo valor acrescentado económico e social.

 

IT

Instituto de Telecomunicações

O Instituto de Telecomunicações (IT) é uma associação privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, tem como missão a criação e a disseminação de conhecimento no domínio das telecomunicações, possuindo vários polos por todo o país, e reúne mais de 600 colaboradores, dos quais mais de 260 têm doutoramento. As equipas de investigação envolvidas neste projeto mobilizador estão centradas no Pólo de Aveiro, e envolvem uma massa crítica de investigadores do Pólo, cobrindo as áreas de comunicação rádio, comunicações óticas, redes de comunicação e multimédia, num total de seis grupos distintos de investigação, que incluem um Fellow do IEEE, um Fellow do IEE, e representantes nacionais em diferentes fora de normalização de 5G.

 

TICE.PT

TICE.PT

O Pólo de Competiticidade e Tecnologias TICE.PT, Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica, foi reconhecido formalmente pelo Governo Português em Agosto de 2009, no âmbito das Estratégias de Eficiência Colectiva do QREN.
O TICE.PT pretende fomentar e alavancar as estratégias de Rede para o setor. Rede entre as empresas e os centros de I&D, de forma a induzir uma renovação ativa no tecido económico nacional, produzir efeitos positivos na oferta nacional potenciados pela inovação e conhecimento criando assim capacidade de exportação e criação de valor nos produtos nacionais.