Portugal: Vodafone experimenta 5G e atinge os 20 Gbps

< Voltar

Portugal: Vodafone experimenta 5G e atinge os 20 Gbps

A Vodafone realizou recentemente alguns testes ao 5G em Portugal. A demonstração contou com a parceria da Ericsson e aconteceu no Edifício Sede da Vodafone Portugal.

Os testes realizaram-se ‘over the air’, sem recurso a ligação por cabo, tendo sido obtidas velocidades na ordem dos 20 Gbps.

 

A tecnologia de suporte às redes móveis 5G tem vindo a ser desenvolvidas e testada pelos mais diversos fabricantes e operadoras. As subscrições 5G vão estar disponíveis comercialmente a partir de 2020, altura em que aparecerão certamente novos serviços, projetos e novas oportunidade de negócio.

A Vodafone realizou recentemente um conjunto de testes em ambiente controlado na Vodafone Portugal, que incluíram a transmissão de ficheiros para dois equipamentos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades multi-Gbps (mais do que 1Gbps). A par disso, foi utilizada a tecnologia de ‘beam tracking’ e multi user MIMO, na qual assenta o 5G e que permite, através de feixes distintos nas antenas, transmitir dados de forma muito mais direcionada, servindo com maior eficácia vários utilizadores em simultâneo.

 

 

Os testes comprovaram também a redução de latência ou tempo de resposta do sistema rádio 5G, que vai ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como veículos inteligentes ou autónomos, ou operação remota de robótica.

Este sistema otimiza as comunicações móveis, melhorando a velocidade por utilizador e obtendo maior eficiência espectral.