Workshop “5G: from deployment to exploitation”

< Voltar

Workshop “5G: from deployment to exploitation”

A Plataforma Espelho 5G e o projeto Mobilizador 5G (5Go.pt), organizaram no dia 25/Maio, no Parque para a Ciência e Inovação (http://www.pci.pt/), o Workshop “5G: from deployment to exploitation”.

A tecnologia 5G, em definição pelo 3GPP e com os primeiros sistemas completos a entrarem em produção em 2020, representa um grande avanço tecnológico, permitindo comunicações ainda mais rápidas (em velocidade e tempo de resposta), fiáveis e com menor consumo energético. Além dessa evolução do ponto de vista de desempenho, o 5G distingue-se pela aplicação de novos conceitos na sua arquitetura, conducentes a uma maior flexibilidade e agilidade. Dessa forma, com uma única tecnologia de comunicações móveis celulares, será possível suportar um grande número de serviços, entre os quais os IoT massivo, industrial e cr ítico, assim como comunicações multimédia mais ricas, integrando realidade aumentada e virtual. Nesse contexto, a expectativa em redor do 5G é enorme, esperando-se um grande impacto social e económico, ao “ligar pessoas, coisas, dados, aplicativos, sistemas de transporte e cidades num ambiente de comunicações em rede inteligente” (ITU-T).

O Workshop teve o objetivo promover, a nível nacional, a discussão sobre as orientações para essa entrada em produção e como algumas indústrias podem explorar as suas características mais diferenciadoras. A atestar o enorme interesse pela temática e pelo programa apresentado, estão os 160 pedidos de inscrição registados, ultrapassando largamente as instalações disponíveis.

O programa contou com intervenções da academia, dos principais fabricantes presentes em Portugal, de operadores e de diferentes entidades com interesse em novos sistemas de comunicação. De realçar duas contribuições internacionais, sobre os problemas de segurança e da interface rádio.

O programa final e as apresentações do Workshop, podem ser encontradas em https://goo.gl/AciPf4

Sobre os organizadores

A Plataforma Espelho 5G é parte integrante do Projeto ÁGORA inserido no Sistema de Apoio a Ações Coletivas, sendo cofinanciado pelo Programa Compete2020, do Portugal 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projeto Mobilizador 5G, inserido no Sistema de Incentivos às Empresas, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Programas Mobilizadores, tem um investimento global de 9.720 mil euros, sendo cofinanciado no montante de 6.162 mil euros pelo Lisboa 2020 e COMPETE 2020, do Portugal 2020, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Tags: