Projecto Mobilizador 5G apresentado na Wireless Meeting 2018

< Voltar

Projecto Mobilizador 5G apresentado na Wireless Meeting 2018

Decorreu no dia 7 de Junho de 2018, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, com organização da Wavecom, a Wireless Meeting 2018 (http://2018.wireless-meeting.com/). Esta edição teve como temas principais as smart industry e smart cities, transportes e mobilidade, e as comunicações 5G. Contou com intervenções da Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do eurodeputado, Carlos Zorrinho.

O projecto “Mobilizador 5G” (https://5go.pt/) foi apresentado no painel 5G, pelo coordenador do projecto, Francisco Fontes, da Altice Labs. A sua intervenção enquadrou o projecto no que é o 5G, descreveu a sua organização e principais linhas de trabalho, bem como quais são os principais resultados esperados.

O projecto tem a duração de 36 meses, prolongando-se até final de 2020. Com 5 meses decorridos, o trabalho, em linha com o planeado, tem-se focado na caracterização do estado da arte, identificação dos casos de uso relevantes e extracção de requisitos, na revisão da lista de produtos e serviços a obter, assim como no início de desenho de uma arquitectura global a construir e demonstrar no âmbito do projecto.

O projeto, inserido no Sistema de Incentivos às Empresas, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Programas Mobilizadores, tem um investimento global de 9.720 mil euros, sendo cofinanciado no montante de 6.162 mil euros pelo Lisboa 2020 e COMPETE 2020, do Portugal 2020, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).