4ª Reunião de consórcio do projeto 5Go.pt

< Voltar

4ª Reunião de consórcio do projeto 5Go.pt

Realizou-se nos dias 16 e 17 de Janeiro, nas instalações da Nokia Amadora (Alfragide), a 4ª reunião de consórcio do projeto “Mobilizador 5G” (5Go.pt). O trabalho foi organizado em sessões paralelas e plenários, contando com o envolvimento de 55 representantes das 14 entidades industriais e académicas nacionais. Nesta reunião fez-se um ponto de situação das especificações e desenvolvimentos já em curso, planeando-se a primeira fase de integração, a decorrer entre Abril e Outubro próximos. Esta reunião serviu ainda para iniciar o planeamento do Workshop a realizar pelo projeto no 4º trimestre deste ano, onde serão apresentados os primeiros resultados.

O projeto tem a duração de 36 meses, prolongando-se até final de 2020, apresentando um alinhamento perfeito com o atual calendário de desenvolvimento e entrada em produção da tecnologia 5G a nível mundial. Com o 1º ano concluído, o trabalho, em linha com o planeado, permitiu caracterizar do estado da arte, identificar casos de uso relevantes e extrair requisitos, revisão da lista de produtos e serviços a obter, assim fazer um primeiro desenho de uma arquitetura global a construir e demonstrar no âmbito do projeto.

As entidades constituintes do consórcio são a Altice Labs, Altran Portugal, EFACEC Energia, EFACEC Engenharia e Sistemas, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, INESC TEC, Instituto de Telecomunicações, IT Center, Nokia Solutions and Networks Portugal, One Source, PDM & FC, UBIWHERE, TICE.PT e WAVECOM. Para além destes, outras entidades irão fazer um acompanhamento do projeto. São elas a EDP, Infraestruturas de Portugal, MEO, Porto de Aveiro e VIATEL.

O projeto, inserido no Sistema de Incentivos às Empresas, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Programas Mobilizadores, tem um investimento global de 9.720 mil euros, sendo cofinanciado no montante de 6.162 mil euros pelo Lisboa 2020 e COMPETE 2020, do Portugal 2020, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).